"O maior medo do homem é uma porta entreaberta." Stephen King

"Quem tem c**, tem medo"
Ditado Popular

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Roadrunner

WASHINGTON - Um computador criado especialmente para realizar testes virtuais das armas nucleares dos Estados Unidos será eleito o computador mais rápido do mundo, por ser capaz de executar 1.000 trilhão de cálculos por segundo, afirmou nesta segunda-feira o Departamento de Energia do governo americano.

" Um petaflop equivale a 1.000 trilhão de cálculos por segundo (Departamento de Energia dos EUA) "

O supercomputador Roadrunner, da IBM, foi instalado no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, e é o primeiro a alcançar a marca conhecida como petaflop de performance sustentada, informaram o departamento e a IBM.

- O 'flop' é um termo que representa operações de ponto flutuante por segundo. Um petaflop equivale a 1.000 trilhão de cálculos por segundo - afirmaram as empresas em comunicado.

- O Roadrunner será usado pelo Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia dos EUA para executar cálculos que melhorarão em muito a capacidade de nos certificar de que os estoques de armas nucleares dos EUA são confiáveis sem a necessidade de se executar testes nucleares subterrâneos - complementou o departamento em nota à imprensa.

- O Roadrunner não somente terá um papel importante na manutenção do papel nuclear dos EUA, e também vai contribuir para resolver nossos desafios globais de energia e abrir novas janelas de conhecimento em campos de pesquisa científica - acrescentou o departamento.

Nenhum comentário: