"O maior medo do homem é uma porta entreaberta." Stephen King

"Quem tem c**, tem medo"
Ditado Popular

sábado, 11 de julho de 2009

The truth is over here



De crise em crise, o Senado brasileiro foi parar na imprensa internacional e ganhou um apelido incômodo.

"Em casa de enforcado, não se fala em corda", disse o Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 07/07/2009. "Esta casa está diante de uma situação que tem que defender a sua tradição", afirmou o Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) em 10/10/2007. "Ficou definido que o plenário está totalmente dividido", comentou o Senador Renato Casagrande (PSB/ES), em 04/12/2007.

Crise envolvendo o Senado não chega a ser novidade ao longo do tempo. Só que desta vez é quase uma denúncia por dia, tem ato secreto, conta secreta, sala secreta e até funcionário fantasma, tudo secreto. Isso inspirou muitas manchetes, inclusive mundo afora.

O Senado brasileiro também é chamado de câmara alta, mas em tempos de crise, recebe muitos apelidos, alguns nada elogiosos. Uma revista inglesa, por exemplo, aborreceu os Senadores com a reportagem que fez. Chamou o Senado de 'Casa de Horrores'.

Foi a "The Economist". Mais do que o relato dos últimos acontecimentos envolvendo o Presidente José Sarney, o que causou indignação foi o título. "Dizendo que nos somos uma casa de horrores. Eu peço desculpas ao povo brasileiro por ser parte dessa casa que dá margem a essa ideia no mundo", disse o Senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

"Cada um trata dos seus problemas. Os ingleses tratam dos problemas da Inglaterra e nós tratamos dos problemas do Brasil", afirmou o Senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Por falar em problemas, o líder do PSDB, Senador Arthur Virgílio (AM) entrou nesta sexta-feira com uma representação no Ministério Público contra a Fundação José Sarney, por suposto desvio de verba de patrocínio da Petrobrás. "Nós precisamos realmente fazer uma investigação tão profunda quanto a mais profunda que se possa supor."

Sobre o apelido que o Senado ganhou dos jornalistas ingleses. "Eu concordo. Isso aqui tem sido uma casa dos horrores mesmo", completou.
.

Fábio Willian Brasília


.
.

Nenhum comentário: