"O maior medo do homem é uma porta entreaberta." Stephen King

"Quem tem c**, tem medo"
Ditado Popular

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Intolerância

Stephenie Meyer, autora da saga Crepúsculo


RIO - Stephenie Meyer, escritora mais famosa entre os adolescentes desde J.K Rowling, divide agora com a autora de Harry Potter espaço em outra lista, que não é a dos títulos mais vendidos: a série best-seller "Crepúsculo" está na quinta posição no relatório anual de "livros proibidos", divulgado nos Estados Unidos pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA, na sigla em inglês), nesta quarta-feira. O critério para inclusão de obras na lista é o número de reclamações recebidas por escrito de bibliotecas ou escolas, pedindo a retirada do livro de seus acervos por "problemas" no conteúdo.

Os romances de Meyer sobre vampiros e amor entre jovens, são criticados por apelo sexual; "Crepúsculo" também refletiria um mal-estar com histórias sobrenaturais.

"Harry Potter", que este ano não está entre os dez primeiros lugares, foi um dos líderes do ranking nos últimos dois anos. Grupos cristãos protestam contra o tema da bruxaria, presente na saga.

A primeira colocada deste ano foi a série "IM", de Lauren Myracle. No ano passado, a liderança foi para "And Tango Makes Three", de Peter Parnell e Justin Richardison, que desta vez ficou em segundo lugar. O livro conta a história de dois pinguins machos que adotam um bebê.

Na lista também estão "O apanhador no campo de centeio" ("The catcher in the rye"), de J.D. Salinger e "A cor púrpura" ("The color purple"), de Alice Walker, criticados por linguagem imprópria e apelo sexual. A ALA registrou 460 contestações em 2009, 63 a menos que no ano anterior, e 81 obras foram retiradas da lista.

Nenhum comentário: